quinta-feira, 4 de junho de 2009

[SIN2] - REENGENHARIA DE PROCESSOS


1) Formule um conceito seu sobre reengenharia
A reengenharia de processos trata-se de criar uma nova visão sobre os processos internos de uma empresa, visando a reestruturação e o crescimento desta. Ela pode ser traumatizante e trabalhosa, além de representar um alto custo de investimentos, tanto em tecnologia quanto em mão de obra. Porém muitas vezes é de extrema necessidade para a vida da empresa, podem haver casos onde uma reengenharia é necessária para que haja um corte nos custos, e uma melhora no produto final ou na satisfação dos clientes.

2) Escreva as diferenças básicas entre as duas escolas de pensamento tratadas no artigo

A Primeira escola liderada por Michael Hammer, tem o conceito de que é começar do zero, ou seja, nenhum processo ou cultura antigos devem ser preservadas. É Necessário uma revolução total dos conceitos da empresa, ainda que para isso seja necessário realizar a demissão de funcionários e etc, alem de que o processo é executado de uma forma rápida e gera um alto custo para a organicação.
Já a segunda escola baseada no pensamento de Thomas Davenport, consistem em realizar as mudanças de uma forma menos drástica, fazendo desta forma que as partes envolvidas possam se adaptar com mais calma as novas realidades, os conceitos originais da organização permanecem os mesmos, porém são reestruturados e revisados, e o custo é menor do que o de uma reestruturação total, porém o tempo pode levar de 2 a 3 anos.

3) Explique de forma clara o relacionamento entre a reengenharia de processos e a reengenharia de negócios
A Reengenharia de Processos mantém os processos originais da empresa, e apenas os aperfeiçoa, porém não gera um grande ganho de performance da organização. Já a Reengenharia de Negócios, transforma a empresa no seu foco principal, utilizando uma nova estratégia corporativa, visando um grande ganho de performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário